segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vamos em frente. Otimismo geral



Todos nós precisamos de um tempo para absorver grandes perdas, grandes decepções, e cada um tem seu próprio tempo. Muitas vezes uma mensagem de apoio e otimismo chega até nós como uma ofensa, um desrespeito ao nosso estado frágil, pois para quem sofre, tudo está em preto e branco e não há motivos para ser diferente.

Há algumas dicas, porém, que podem ajudar a superarmos os momentos difíceis, pela simples compreensão de alguns aspectos que são comuns às pessoas.
Desse modo, ao invés de prolongarmos nossa dor pela sensação de que ninguém se importa, ninguém respeita ou então com raiva porque as pessoas parecem estar pisando na sua ferida de propósito, consigamos seguir em frente:

1- Bom senso é uma qualidade tão rara quanto a genialidade. A imensa maioria das pessoas não o tem. Percebemos melhor isso quando estamos fragilizados, pois somos atingidos mais vezes e mais fortemente pelas pessoa que nos rodeiam. É comum uma pessoa lhe ver com uma preocupação e citar outros casos que ela conhece de pessoas que se deram mal com aquele mesmo problema, ou então pessoas compartilhando o sucesso delas justamente naquilo em que você tenta se recuperar de um fracasso. Não odeie essas pessoas. Apenas tente se afastar. Preserve-se, caso contrário você vai se decepcionar com muita gente, inclusive com as pessoas mais próximas

2- O mundo não para de girar por causa de sua dor. As pessoas ao seu redor, por mais solidárias que estejam, vão continuar vivendo suas vidas do mesmo jeito. Elas tem suas próprias preocupações, desejos e sua dor não irá atrapalhar isso. Lembre-se: a dor é sua. Quem tem que lidar com ela é você. As pessoas felizes que não foram atingidas por sua perda continuarão felizes e você tem que saber lidar com isso. Uma coisa é querer que as pessoas próximas vivam sua dor, outra coisa é querer apenas respeito.

3- Sua dor incomoda os outros. Muita gente se afasta quando estamos sofrendo, pois as pessoas não suportam se colocar em seu lugar por muito tempo e vivenciarem o seu sofrimento. Algumas poucas pessoas, com melhor preparo psicológico, podem permanecer mais tempo ao seu lado, lhe amparando e dividindo com você o sofrimento, mas a maioria não suporta isso. Elas fingem que não está acontecendo nada e até tentam convencer você de que nada está acontecendo, em uma tentativa de lhe tirar daquele estado. Cada pessoa, no entanto, tem seu próprio tempo para se reerguer. Respeite o seu tempo.

Qualquer pessoa que já teve uma grande perda lhe dará um mesmo conselho de superação:

"O tempo é o seu melhor amigo .Tudo passa."


Acredite nisso. Respeite sua própria dor. Viva seu sofrimento, se você acha que ele deve ser vivido. Guarde sua dor em um baú, se você não estiver preparado(a) para enfrentá-la naquele momento. Um dia, pode ter certeza, você será capaz de tocar em seu sofrimento e suas mãos não irão mais sangrar. O tempo é o remédio que Deus criou para curar suas feridas mais profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário