quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dica de filmes: O Triunfo da Vontade, O Discurso do Rei e Confúcio


Da semana passada pra cá, assisti aos filmes O Triunfo da Vontade (vídeo autorizado por Hitler), O Discurso do Rei e Confúcio. Gostei dos três!

Sempre apreciei gritos de grupo (para não dizer gritos de guerra), como os que vemos nos desfiles de 07 de setembro: militares vestindo uniformes e entoando o ritmo de uma marcha... Lembro-me de um desfile, onde o professor de uma banda dizia "Vamos fazer bonito hoje, porque trata-se de nosso último desfile, turma! No final do ano vocês estarão formados!" E fizeram muito bonito! Foi o desfile de 2006, ainda na Av. Conde da Boa Vista. Emocionante! Quase tão bonito quanto o grito dos Samurais no filme O Último dos Samurais... Pena que esse sentimento de grupo foi tão bem articulado por Hitler, para o mal. O que ficou de bom nesse filme é a lembrança de um fato horrendo, a morte de milhares de judeus em prol da luta pelo poder, para que coisas do tipo não se repitam!

Vale a reflexão acima em tempos de eleição, numa perspectiva mais suave, e igualmente importante.

Com o filme O Discurso do Rei, apreciei a amizade feita entre o Rei George VI e o seu terapeuta de fala Lionel Logue, baseada em confiança e respeito. O Rei George VI sofria de gagueira, e precisou superar essa deficiência para  manter em alta a moral de seus súditos durante a II Gerra Mundial. No entanto, fiquei surpresa quando li a matéria publicada em fevereiro do ano passado, pela Revista Veja, sobre indícios de o Rei George VI ter sido simpatizante do nazismo, quando da decisão de barrar judeus que fugiram da Alemanha antes do início da guerra (em 1939), e tentaram emigrar para a Palestina, então sob o domínio da Inglaterra. Lamentável a ocultação de uma parte da história dos ingleses, com direito a indicação e premiação do Oscar.

Por fim, o filme sobre a história do filósofo e educador Confúcio. Lindo! Mais um daqueles filmes que precisam ser bem guardados na memória e saboreados vagarosamente... Muito interessante as reflexões sobre a benevolência, o respeito, a gratidão, o valor da educação para um povo, a ética...  valores que nunca saem de moda e tão imprescindíveis para qualquer sociedade que se julgue digna e justa.


Janaína Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário